A diferença entre problema e desafio

Você já parou para pensar que um desafio e um problema são a mesma coisa? A diferença surge da forma que interpretamos os mesmos fatos.

Se encaramos a situação de dificuldade como algo que escolhemos passar, tratamos como desafio. Se tratamos a mesma situação de dificuldade como algo imposto ou que somos obrigados a superar, tratamos como problema.

Um exemplo é quando decidimos jogar um jogo de videogames. Temos que resolver enigmas, vencer inimigos, passar de fase, investir no personagem, dedicar tempo, quebrar a cabeça e as vezes até ficamos nervosos.

Mas tudo isso é encarado com tranquilidade, pois passar por isso foi uma escolha nossa. Não colocamos a mesma carga emocional que colocamos nos problemas da vida real.

Se pararmos para pensar, passar pelas adversidades da vida real não é exatamente a mesma coisa? Temos que resolver enigmas, vencer inimigos, investir em nós mesmos e dedicar tempo a realizar o que queremos.

Um desafio é um problema que escolhemos ter. Já um problema, é um desafio que não escolhemos ter.

Sendo tudo a mesma coisa, porque criar esta diferenciação? Por que não tratarmos os “problemas” da vida com a mesma atitude de jogador que temos ao resolver um desafio?